Prefácio - IV Workshop em Segurança de Sistemas Computacionais
A Segurança da Informação é uma área cuja aplicabilidade e visibilidade aumentaram de forma extraordinária nos últimos 20 anos, pela onipresença dos sistemas computacionais no nosso cotidiano. O interesse da comunidade científica pelo estudo de ferramentas e técnicas para preservação de requisitos como confidencialidade, autenticidade, disponibilidade e irretratabilidade da informação (e dos sistemas que lhe dão suporte) cresceu velozmente em todo o mundo. Também é notável o interesse renovado dos matemáticos por áreas que até há algumas décadas eram consideradas aparentemente etéreas como a Teoria dos Números, base na qual reside grande parte da criptografia moderna, ferramenta indispensável no repertório das soluções de segurança. Desse interesse nasceu, em 2001, o Workshop em Segurança de Sistemas Computacionais (WSeg), com o objetivo de atuar como um espaço para a apresentação de pesquisas e atividades relevantes na área de segurança de sistemas de informação, integrando a comunidade brasileira de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área.

Na sua quarta edição, a comunidade legitima o evento com um elevado número de submissões. De um total de 85 artigos submetidos, o comitê de programa do WSeg 2004 selecionou 25 para apresentação e publicação, com uma taxa de aceitação inferior, portanto, a 30%. Além dos trabalhos de autores vinculados a entidades públicas e privadas espalhadas pelo Brasil, é com satisfação que registramos, também, o recebimento de submissões de trabalhos dos Estados Unidos, Egito e Índia.

O processo de avaliação dos artigos contou com a participação direta dos vinte e sete membros do comitê de programa e de revisores associados a eles. Cada artigo foi revisado por, pelo menos, três especialistas na área.

Nestes anais encontram-se os textos completos dos artigos selecionados, organizados em sete sessões técnicas: (1) infra-estruturas de chaves públicas, (2) sistemas operacionais e detecção de intrusão, (3) criptografia e métodos formais, (4) redes sem fio, (5) sistemas de votação digital e políticas de segurança, (6) redes de computadores e sistemas distribuídos e (7) autenticação e autorização de usuários, sistemas e aplicações.

Nossos sinceros agradecimentos aos membros do comitê de programa e revisores pelo árduo trabalho realizado em um curto espaço de tempo. É com esse processo cuidadoso de revisão que poderemos manter o alto nível de qualidade do Workshop em Segurança de Sistemas Computacionais. Um agradecimento especial à comissão organizadora do 22° SBRC, em especial aos professores Maria Janilce Bosquiroli Almeida e Lisandro Zambenedetti Granville, por todo o apoio à realização do workshop.

Ricardo Dahab
Luciano Paschoal Gaspary