SBSeg2006
SBSeg2006
 

O Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) é um evento anual sem fins lucrativos e promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em 2006, o SBSEG contará com a apresentação de sessões técnicas, mini-cursos e palestras com especialistas estrangeiros e brasileiros. O SBSeg vem se consolidando nos últimos 5 anos como um importante fórum para discussão dos principais problemas de segurança enfrentados pelos sistemas computacionais e para divulgação de novas propostas de soluções para estes problemas. O evento propicia a integração e permite o intercâmbio de informações entre especialistas brasileiros e estrangeiros responsáveis por importantes avanços na consolidação da segurança da informação e de sistemas computacionais. O SBSeg tem como público alvo pesquisadores, estudantes e profissionais com forte atuação na área de Tecnologia da Informação. As cinco edições anteriores do evento, inicialmente denominado Workshop em Segurança de Sistemas Computacionais (WSeg), apresentaram um número crescente de participantes e de trabalhos submetidos. Estes indicadores demonstram o reconhecimento do evento junto à comunidade científica e empresarial atuante na área. de segurança no país.

O SBSeg, na sua sexta edição em 2006, e em sua segunda edição na categoria de simpósio, chega à cidade de Santos, sob organização da Universidade Católica de Santos (Unisantos).

Este ano tivemos 71 submissões nas categorias de artigo completo e resumo estendido, sendo que 20 artigos e 4 resumos foram escolhidos pelo comitê de programa, sob coordenação do Prof. Paulo S. L. M. Barreto (POLI-USP), e Prof. Paulo Lício de Geus (IC-Unicamp). Adicionalmente, teremos a apresentação de cinco mini-cursos selecionados (entre um número recorde de 16 propostas) por um comitê coordenado pelo Prof. Lau Cheuk Lung (PUC-PR).

Essa sexta edição do SBSeg conta com a presença de renomados pesquisadores estrangeiros e brasileiros, que se apresentarão no "3º. Workshop on Cryptographic Algorithms and Protocols (WCAP)", que ocorre em paralelo ao SBSeg 2006, sob a coordenação do Prof. Ricardo Dahab (IC-Unicamp).

Esse ano também se realizará em paralelo o 2º.SegInfo - Workshop em Segurança da Informação, sob coordenação do Prof. Luiz Fernando Rust da Costa Carmo (NCE/UFRJ), que contribuirá com diversas palestras de profissionais e autoridades do governo em temas relacionados a segurança da informação.
Durante esse evento teremos uma sessão especial que discutirá temas de segurança e legislação voltados ao Porto de Santos.

Finalmente, teremos também esse ano, um curso da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, ministrado pelos Profs. Ivo Peixinho e Guilherme Vênere, cujos temas são "Análise Forense em Sistemas Windows" e "Análise de Malware".

Gostaríamos de agradecer à Comissão Especial de Segurança da SBC, coordenada pelo Prof. Carlos Maziero (PUC-PR), por nos confiar a realização dessa edição do SBSeg, assim como a Diretoria da SBC e sua equipe administrativa por todo o suporte prestado na organização desse simpósio.

Agradecemos também à Universidade Católica de Santos pelo apoio à organização desse evento; aos nossos patrocinadores, Petrobrás, Fapesp, Cisco e Capes, pelo suporte financeiro, fundamental à realização desse evento; e aos demais parceiros na divulgação e apoio técnico e logístico.

Jorge Nakahara Júnior e Fabrício Alves Barbosa da Silva
Coordenadores Gerais do SBSEG 2006